sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Aviso Importante! Você pode salvar uma vida!







Aviso importante para esta época. Partilhem com seus amigos, isso poderá salvar uma vida.

Isto é uma lagamar (boca, agueiro, corrente de retorno, canal, refluxo, ressurgência, gola ) e mata em minutos! São às dezenas espalhadas pelas praias.

O que fazer se for apanhado por um?

- Deixar-se ir com a corrente, mantendo-se sempre á tona de água utilizando os braços e pernas para garantir a sustentação.

- Independentemente de estar ou não em afogamento deve iniciar um pedido de ajuda para terra garantindo assim a máxima ação de segurança e possível resgate se necessário.

- Alguns metros mais à frente a gola perde intensidade e verifica-se que a velocidade da corrente diminuiu, neste caso deve iniciar a natação paralelamente à praia, desviando-se para o lado até deixar de sentir resistência.

- Após verificar que não está sobre influência de correntes contrárias deve descansar boiando algum tempo e seguir nadando em direção a terra utilizando neste caso as ondas favoráveis para a sua locomoção.

- Se começar a sentir cansaço deve de imediato pedir ajuda, neste caso deve-se levantar apenas um braço mexendo-o no ar.

- Não deverá utilizar os dois braços em simultâneo ou gritar freneticamente, pois perderá rapidamente a sustentação à tona de água e aumentará o cansaço, podendo ocorrer a submersão.

- Após sair da água deve descansar e recorrer a um posto médico ou pedir apoio se necessário.


9 comentários:

  1. não é pra ter medo, é para se prevenir, e caso caiam em uma vala, devem saber sair. :)

    ResponderExcluir
  2. Felipe, isso é normal acontecer em todas as praias. Por isso leia com atenção, pois todos estamos dispostos a cair em uma corrente de retorno dessas.
    abs

    ResponderExcluir
  3. QUase morri em uma dessa! um estranho me salvou e ate hoje não seu quem foi!

    ResponderExcluir
  4. em Recife o Tubarão come agente antes de sair kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Em Recife o tubarão come agente antes de sair da água kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Lara isso é uma atividade natural nas costas, dinâmica das praias. São correntes.

    ResponderExcluir