domingo, 2 de dezembro de 2012

Mundial de Longboard - por Fernanda Daichtman


Como a Pat havia postado antes aqui no blog, acabei ficando mais uma semana aqui na China para acompanhar o mundial masculino de longboard, que também foi realizado em Wanning, Hainan – China, assim como o feminino.

Hainan é uma grande ilha situada bem ao Sul da China. Por estar próxima a linha do equador aqui é sempre verão, a água é quente e as ondas não passaram de meio metro desde que cheguei (2 semanas).

No dia que cheguei peguei meio metro, isso foi um dia antes de começar o campeonato. A onda é uma esquerda bem gordinha, mais para para bicos (surf mais tradicional de longboard).

Só que quando começou a competição o mar baixou muito e só piorou. Nem nos piores dias de campeonato no Brasil peguei um mar tão ruinzinho. Em condições muito difíceis, quem estava com a prancha certa para esse mar se deu bem (prancha larga e grossa ,para caminhada).

Destaque entre as brasileiras foi Atalanta Batista, bichinha arretada de Maracaípe, que em sua estréia no mundial avançou até o Round 5, perdendo para a Bicampeã Mundial Jennifer Smith.

O evento chegou a parar por dois dias por falta de onda, mas como não podíamos esperar mais, e já era o último dia, mudamos para a praia ao lado (5 km mais ou menos), sem toda aquela estrutura luxuosa. Quero ressaltar a questão da estrutura, só tenho elogios a fazer, muito organizada, um luxo, fomos tratadas como estrelas.

Mas voltando as baterias apesar de estarmos sem estrutura nenhuma, agora sim com onda. Aí sim final do campeonato com uma onda muito boa, parecendo Queens no Hawaii. Repetindo a mesma final da etapa aqui na China do ano passado, Chelsea Williams e Kelia Moniz, só que agora a havaiana Kelia deu o troco na Australiana com um surf muito polido de belos hang tens, se consagrando campeã Mundial de 2012.

Por Fernanda Daichtman



Kelia Moniz / photo: ASP


Nenhum comentário:

Postar um comentário