terça-feira, 13 de agosto de 2013

Diário de uma Longboarder - Aprendendo com as adversidades





Como já havia postado anteriormente, tive uma lesão no joelho durante minha estadia na Indonésia (2 meses), um cortezinho no  ligamento, resultado de muito surf , pouco alongamento e percebi também o quanto é importante um bom fortalecimento antes de uma temporada de muito surf.

Não precisei de cirurgia, porém estou sem surfar há 3 meses.
Apenas reabilitando e fortalecendo os músculos. A recuperação para esse tipo de lesão é lenta e requer muita paciência.

E é ai que começa a minha lição.
Paciência –“Virtude de suportar males e incômodos sem queixa e nem revolta. Qualidade de quem espera com calma.” (MICHAEKIS)

Não falo só como surfista mas como qualquer ser humano, é muito difícil ficar longe de algo que tanto ama e que te faz bem, sem se queixar.
Quer provação maior do que para um surfista ficar afastado do surf  por tanto tempo?
Deixa eu acrescentar mais drama nessa estória. Passar 3 meses  sem surfar em seu primeiro ano na Austrália, sendo que tudo é novidade, as ondas, as praias, as pessoas. Ver Snapper e Kirra quebrar perfeito, ouvindo todo mundo dizer que esse inverno quebrou como nunca.
Tão perto e tão distante ao mesmo tempo.

PACIÊNCIA

Mas como sou teimosa e as vezes cabeça dura,  não aceitei ficar parada, precisava fazer alguma coisa.
Então comecei a ir de skate para a aula e para o treino, em uma ciclovia na beira da praia, perfeita para andar de skate, uma pista, e esse se tornou meu meio de transporte.
Até que um dia levei um tombo feio, me ralei toda, ai pensei “Peraí, acho que é um sinal para eu sossegar”. Então parei de andar de skate, isso já faz mais de um mês.

Até que eu estava paciente. Muito focada na recuperação do meu joelho e também em meus estudos. Aproveitando a oportunidade de estudar inglês em uma das melhores escolas da Austrália.
A QIBA (Queensland International Business Academy), fica de frente para a bancada de “Super Banks”, e nesses dias atrás no break da minha aula, como de costume fui tomar um solzinho na sacada e ler algo. Para a minha “alegria”  avistei Kirra quebrando clássico. Em cada onda vinha um surfista escondido nos perfeitos e tubos de Kirra.
Confesso que não é fácil. Tem dias que fico triste, outros mal humorada, outros até esqueço e as vezes não resisto.
Nesse três meses na Austrália entrei no mar 4 vezes, mas só em ondinhas suaves e amigáveis para não correr o risco de estourar o ligamento por inteiro.

Já tinha começado a refletir e escrever o rascunho desse texto. Acho que escrevi isso para mim mesma, auto análise.
Estava vendo os sinais, mas não os entendia.
Até que aconteceu meu último incidente ou acidente, ainda não sei se foi imprudência minha ou foi um acaso.
Ontem fui dar uma surfadinha (rs) em Snapper, o mar estava quase flat, era mais uma remada do que surf, só para molhar o couro cabeludo, se é que você me entende. Quando em um tombo, sabe aqueles que acontecem de bobeira, foi ridículo, a prancha, um “LOG” que é como chamam os shapes clássicos e pesados de longboard, voltou na minha boca com muito força.
A minha primeira reação foi botar a língua no dente para ver se havia quebrado, para a minha sorte não aconteceu nada com o dente. Só o que me faltava sair banguela do mar (risos), mas logo minha língua passou pelo meu lábio e senti um buraco e vi o sangue pingando.
Pronto, saí da água e logo Audrey, uma das gêmeas que me referi na ultima matéria que postei, me ajudou a chegar até o salva vidas que me orientou ir para o hospital, pois o corte estava bem fundo.
Sentada na cadeira do Salva Vidas, com um gaze na boca tentando estancar o sangramento, esperava minha carona para o hospital, meu amigo e treinador Rodrigo da HP, vi algumas baleias pulando e se exibindo em Rainbow Bay, em um lindo domingo ensolarado, dia dos pais no Brasil, grande presente para mandar para meu pai, pensei comigo “Nem tudo estava perdido”.
Resultado levei 6 pontos nos lábios e fiquei com a boca da Angelina Jolie.

Sobre a lição de todos esses incidentes, ainda estou processando em minha cabeça.
Porém,  o que acredito ser o mais importante, é a forma como reagimos a cada situação e tentar tirar proveito disso. Como um ensinamento.
O “porque” de terem acontecido essas coisas?
Não acho que seja má sorte como muitos pensam, mais sim sinais que a vida nos dá para aprendermos algo, no meu caso foram uns 3 sinais. (rs)
Como diria minha sábia vozinha: “Quando a cabeça não pensa o corpo padece”.
Espero que não fiquem impressionados com as fotos, eu sobrevivi!
BJocas

Por Fernanda Daichtman


Quero agradecer a todos que de alguma forma tem me apoiado nessa minha jornada pela Asia e Oceania, QIBA (Queensland International Business Academy), Prefeitura de Curitiba, Hurley, Evoke, Playground Surf Resort e Holistic Pro Health Performance.

n 1 -  joelho

n 2- ralado

n 3 - boca




8 comentários:

  1. Fernandinha, quantas aventuras não?pois então quanto maiores os desafios maior nós nos tornamos, maior e mais forte!!! Sei que quando voltar vai voltar com tudo!!!! UUHUUULLLLLlllllll
    Bjaoo Ass: Dani

    ResponderExcluir
  2. Trabalhando no segmento de segurança, dizemos que é " A arte entrando" ou seja: Faz parte do nosso aprendizado e crescimento como atleta, pessoa e profissional !
    Sim, foram avisos, mas avisos que está viva e pronta para viver ! E não, presságios negativos !
    Cuide-se, exercite a paciência e a capacidade de fazer uma limonada com os limões que a vida nos apresenta ! Utilize esses momentos para evoluir em outras áreas e se capacitar em outros ofícios !
    Boa sorte, bom surf e melhoras

    ResponderExcluir
  3. Caraca Fê, volta pra cá (balneario Camboriu).rssss
    Brincadeira, mas se cuida aí heim.bjss

    ResponderExcluir
  4. É, não é fácil. Eu estava de férias, com aquela sede de surfar todos os dias, e, acabei com o tornozelo esquerdo fraturado numa tentativa de uma manobra aéreo rodando. Já fazem 23 dias, e ainda ficarei mais 30, sem surfar, nem andar direito. É isso mesmo, ter paciência será fundamental... Abraço e boas melhoras pra quem ta lesionado ae...!

    ResponderExcluir
  5. Tudo tem seu tempo, voce vai se recuperar e ser mais forte...muitas alegrias te espera!!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Agradeço a todos vocês pelas palavras de força.
    Realmente o que estou passando no momento agora, só eu posso enxergar, acredito que seja para me edificar e me deixar mais forte. APRENDER ALGUMA LIÇÃO. Só preciso abrir minha cabeça e meu coração para ver o que Deus tem para mim.
    Obrigada a todos e
    um beijo especial da Angelina Jolie em cada um (kkk)
    Fer

    ResponderExcluir