segunda-feira, 9 de julho de 2012

SURF SEGURO - Pedimos a atenção de todos!

Assine a petição aqui



Demos início ao apoio de uma causa que luta pela segurança de surfistas que vêm sendo vítimas (algumas fatais) principalmente nas praias do sul do Brasil. 

Trata-se do Projeto SURF SEGURO. Você pode ajudar 
divulgando esta causa e dando seu depoimento caso conheça histórias 
de quem já ficou também preso em artefatos irregulares, ou da falta de segurança no mar como o caso da Renata que você vai ler abaixo.

Eles precisam levar para Brasília, para mostrar a necessidade de uma lei federal disciplinando isso, comprovando que não foi um caso isolado! O depoimento deve ser por escrito e assinado, pois estão montando um dossiê para o governo federal. Você pode enviar sua história para 
galerasurfseguro@gmail.com


O Projeto Surf Seguro foi criado para lutar pelo aumento da fiscalização e da segurança nas praias do Paraná.
A iniciativa surgiu após o trágico acidente ocorrido com a psicóloga Renata Turra Grechinski, 23 anos, que acabou sendo vítima fatal da pesca clandestina.
Atualmente, eles contam com o apoio de alguns parceiros. Graças a ajuda de muita gente, estão dando início à construção de uma ONG chamada Parceiros do Mar.
Juntos, vamos levar essa onda de amor pela vida adiante! 


Caso Renata Grechinski:
No dia 2 de fevereiro de 2012, a psicóloga Renata Turra Grechinski, de 23 anos, morreu afogada na praia de Coroados, em Guaratuba, Estado do Paraná. Ela ficou presa a um artefato de pesca colocado de modo irregular, sem sinalização e em local ilegal, a 40 metros da praia, em área de arrebentação, prática proibida pelo Instituto Ambiental do Paraná. A família e amigos de Renata criaram O Projeto Surf Seguro para lutar pelo aumento da fiscalização e da segurança nas praias do estado.


Renata Grechinski

O deputado Federal Leopoldo Meyer (PSB-PR) apresentou na Câmara dos Deputados, projeto de Lei (PL 4116/2012) que altera e acrescenta dispositivos à Lei nº 7.661, de 16 de maio de 1988, para dispor sobre a segurança das pessoas e a proteção do ambiente natural nas praias ou nas águas continentais ou marinhas a estas adjacentes.

Este projeto de lei busca evitar conflitos de interesse na utilização das praias e das águas adjacentes que têm ocasionado irreparáveis perdas de vidas humanas com alarmante frequência, através de acidentes envolvendo banhistas, mergulhadores e, sobretudo, surfistas, que ficam presos em redes de pesca, com desfecho quase sempre fatal. 
“Outros acidentes, envolvendo a navegação, também se têm tornado tristemente comuns. Lanchas, motos aquáticas e outras embarcações, motorizadas ou a vela, conduzidas de forma irresponsável e infringindo as normas da autoridade marítima, costumam aproximar-se das praias em alta velocidade, muitas vezes atingindo banhistas e provocando mortes, amputações e outras formas graves de lesão corporal”, lembra o deputado Meyer. 


Mortes por redes de pesca irregulares:
Segundo informações reunidas pela ONG Mar Seguro/Instituto Thiago Rufatto, criada em homenagem a um jovem assim vitimado em uma praia no Rio Grande do Sul, pelo menos 49 surfistas já morreram dessa forma no litoral deste estado, entre os anos de 1983 e 2012. Muitos casos semelhantes já ocorreram nos litorais de Santa Catarina, Paraná e em outros Estados da Federação. 

Assim, precisamos do seu apoio para que este projeto de lei seja aprovado! Ajude na divulgação da causa e dê seu depoimento, unindo-se à luta pela segurança no mar e no litoral!

4 comentários:

  1. Parabéns meninas...vamos divulgar !!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela adesão à causa (sou gaucho e surfista) e parabéns ao pessoal do "Projeto Surf Seguro" pelos excelentes resultados obtidos em tão pouco tempo.

    Um abraço!

    Ingo Kuerten

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ingo! Sabemos que em RS infelizmente é um fato muito presente. Se você souber de histórias como essa, por favor envie pro email do Surf Seguro galerasurfseguro@gmail.com, pois estão montando um dossiê para enviar a Brasília. Estamos juntos nessa!

      Um abraço,

      Patricia e Fernanda

      Excluir
  3. Apesar de ser Portuguesa,estou também nesta causa.
    já assinei a petição.

    Muitos parabéns pela iniciativa e BOA SORTE ;)

    www.thereal-cinderella.blogspot.com

    ResponderExcluir